UVC

Como os UVCs afetam os microrganismos e seus mecanismos de inativação

Os UVCs (entre 100nm e 280nm) são absorvidos pela camada de ozono na atmosfera. Esta gama é germicida pois tem a capacidade de inativar microrganismos como vírus e bactérias. Nos seres humanos essa radiação é absorvida pela epiderme e a exposição prolongada pode causar queimaduras, irritações na pele, catarata e infeções oculares.

Quando uma célula é submetida a radiação UVC, essa penetra na parede celular e sua energia é absorvida pelas proteínas e pelo DNA da célula. A luz UVC danifica a estrutura proteica e o DNA sofre uma alteração química, quebrando suas ligações moleculares. O dano fotoquímico causado ao ácido nucleico impede sua replicação.

A eficácia desse processo de desinfeção com UVC depende da intensidade da radiação, do tempo de exposição, humidade relativa e da presença ou não de zonas sombra e partículas que possam proteger os microrganismos da radiação.

A ação dos UVC pode ser dificultada pelas zonas sombra. Quanto maior o grau de sombra (sombras parciais), mais tempo será necessário para atingir a dose necessária para inativar as partículas. No caso das sombras totais, os UV-C não atuam.

CleanCloset: Armário de Desinfeção

UVC portátil

Perigos do UV-C e Proteção

Os UVCs são perigosos para os seres vivos (pessoas, animais e plantas). Assim, há que garantir que estes não são expostos aos UVCs por tempo excessivo. Por outro lado, os UVCs são extremamente fáceis de parar! Basta um acetato para o fazer. A dose máxima diária a que os humanos podem ser expostos, segundo a diretiva do parlamento europeu 2006/25/EC, é de 6mj/cm². As consequências de uma exposição excessiva são danos aos olhos (possibilidade de originarem cataratas) e a nível da pele (feridas). Apenas as partes expostas do corpo são suscetíveis de serem afetadas. A Dynasys tem instrumentação que permite medir as doses recebidas de UVC e que indica o tempo em que a pessoa, com partes do corpo expostas, pode permanecer no local sem perigo.

Instrumentação – Dosímetros e Diretiva EU 2006/25/25/EC

A Dynasys usa e comercializa instrumentação fabricada e certificada na União Europeia. A instrumentação inclui um dosímetro wireless com correção de cosseno. Este equipamento mede a potência instantânea e a dose acumulada. O facto de ser wireless permite efetuar as medidas em completa segurança.

O segundo equipamento que utilizamos deteta radiações UVC em locais de trabalho e de acordo com a Diretiva 2006/25/EC do parlamento europeu sobre os requisitos mínimos de saúde e segurança relativamente a trabalhadores em risco de receberem radiações UVC. A Dynasys usa este equipamento para garantir que não há fugas de radiação UVC para o exterior dos equipamentos desenvolvidos por nós.


A Dynasys está disponível para realizar projetos à medida nesta área. Consulte-nos!

Dynasys – Engenharia e Telecomunicações, S.A.


Centro Empresarial Sado Internacional – Edifício E4

Estrada Nacional 10, Vale da Rosa

2910-835 Setúbal, Portugal

Tel: +351 265 706 900

Fax: +351 265 706 909

info@dynasys.pt

comercial@dynasys.pt